Estudar no exterior - por quê? quando? onde?

Buscar formação fora do país é uma oportunidade oferecida a vários estudantes brasileiros. Mas tal possibilidade requer alguns requisitos, tais como certa dedicação, envolvimento e interesse do aluno.

Por isso, consideraremos alguns pontos:
- Por que estudar fora do Brasil?
- Buscar formação em outro país, é vantajoso?
- Ao ir atrás de educação no exterior, que desafios o estudante enfrenta?

No decorrer da matéria, fique atento aos pontos e tópicos, não deixe de escutar o PodCast, que de uma forma descontraída e dinâmica, explana o tema. Considere cuidadosamente as sugestões fornecidas pela convidada – Renata Kohn, professora de Inglês do Yázigi que passou 6 meses na África do Sul – principalmente, se você está pensando na possibilidade de buscar graduação em outros países. ESCUTAR O PODCAST

Por que estudar fora do Brasil?

A todo o momento pessoas resolvem investir na educação fora do Brasil. Mas muitas ainda se perguntam por que isso acontece. A realidade é que quem estuda fora do país se destaca profissionalmente, aperfeiçoa o idioma e cresce pessoalmente.

Intercâmbio vs. Busca da Graduação no Exterior

É interessante considerarmos este ponto. O Dicionário da Língua Portuguesa, Michaelis, define o verbete “Intercâmbio” da seguinte maneira: “Troca, Permuta; Relações de país a país; Relações bancárias, comerciais, intelectuais ou desportivas de povo a povo;”

A partir do momento em que o jovem se inscreve em algum programa que ofereça a ele a oportunidade de ir buscar formação educacional no exterior, ele está se beneficiando de um intercâmbio, onde existem as trocas culturais, comerciais e de experiência.

Alguns programas de intercâmbio mais conhecidos são:
- High School: Programa voltado a alunos brasileiros de 14 a 18 anos, que passam de seis meses a um ano, ficando hospedados em casas de famílias ou no próprio campus das escolas;
- Cursos de Idiomas: Programa voltado para pessoas a partir dos 16 anos, em que podem estudar outras línguas de qualquer país;
- Cursos de Graduação e Pós-Graduação: Cursos universitários e de especialização em todas as áreas, em diversos países.


Buscar formação em outro país, é vantajoso?

Sim, com certeza! As oportunidades oferecidas no exterior geralmente são de fácil acesso financeiro e com boa qualidade. E são esses os principais fatores que influenciam o interessado na hora de decidir. As vantagens decorrentes desta decisão se manifestam no mercado de trabalho, que passa a valorizar seu currículo, bem como sua atuação no exterior. Além disso, é uma grande satisfação pessoal. Uma pessoa que buscou formação no exterior possui uma experiência de vida maior do que as que se limitaram a capacitação no meio nacional.



Ao ir atrás de educação no exterior, que desafios o estudante enfrenta?

Buscar formação no exterior tem seus desafios. Mas as condições variam. Se você vai para outro país, por meio de um programa de intercâmbio, as dificuldades são mínimas, visto que a responsabilidade é da empresa promotora. Tais responsabilidades incluem a de conseguir uma casa, uma escola e um meio de se manter.

Deve-se considerar que dependendo do programa, os encargos financeiros referentes à viagem são todos da pessoa que vai ao intercâmbio.

Já, se você vai para o exterior buscar graduação por conta própria, você arca com todos os gastos e necessidades que tiver.

Geralmente os jovens que vão para outro país, sentem dificuldades em se adaptar a uma nova cultura. Se sentem só, passam por problemas psicológicos, sentem saudades da família e dos amigos e têm que aprender a se virar sozinhos.

Para você que leu este texto e se interessou pela possibilidade de fazer um intercâmbio, ou de buscar formação no exterior, pesquise! Conheça o país para onde vai, a família, o programa, as condições de moradia e as oportunidades de estudo. Ser realista na hora de decidir é mais que uma necessidade!


Sugestões:

Escute nosso Podcast:
Participação super especial da Professora Renata Kohn, professora de inglês do Yazigi de Tubarão, que passou 6 meses fazendo intercâmbio na Africa do Sul. São 15 minutos escutando uma ótima conversa, ótimas dicas, grandes sugestões que com certeza despertarão a curiosidade e o interesse de muitos! Vale a pena escutar!




ou...

Assista a entrevista:

Faça o Download e escute no seu MP3 player! Baixar o Podcast


Conheça o STB
A especialidade do STB é proporcionar os melhores caminhos para sua formação pessoal e profissional através de cursos no exterior. ACESSAR O SITE DO STB

Créditos
Músicas
Cowboys from hell - Pantera
Wake Up - Rage Against the Machine
The Howling - Within Temptation

Imagens:
A amadora arte de viajar - Blog do Renner
Bagagem- Blog Monitorando
Viajar - Brassar.se


19 comentários:

Anônimo disse...

Admirável. E é só.

Felícia Mendes disse...

UAL, cada vez melhor, vocês estão fazendo um ótimo trabalho. Adorei o tema! Ah é meu sonho fazer intercâmbio, mais confesso que tenho um pouco de medo ^^

Galera ficou muito bom mesmo, beijos!

Lucemberg disse...

ótimo post equipe

sabe estou começando o 2° ano no curso de direito e o que eu mais quero é fazer um intercâmbio, sendo imensurável a importância de estudar no exterior, e simplesmente conhecer outra cultura que deve ser maravilhoso.

O grande problema é a falta de informação, não tenho mínima de como planejar algo desse tipo, porém tÔ tentando me informar. to baixando o podcast para me informar melhor.

parabéns a equipe.
ótimo trabalho

Carol disse...

Oi galera!
Muito legal o post e o PodCast.
Bem interessante mesmo.
A entrevista da Renata foi de grande ajuda.
Parabéns pela criatividade!
Sucesso pra vocês! Estou na torcida.
Beeijo :*

Camilaa disse...

Beem legal!!!!!
booa soooortee ^^
=**

Marcelo A.P.Junior disse...

Excelentee blog, muito bem feito ,e de criatividade eximia.

boaa sorteee

Fred Barbosa disse...

Parabéns!!!
A entrevista com a Renata foi emocionante, deu até pra imaginar como é a vida lá fora e muitas das dificuldades enfrentadas, mas apesar de tudo é uma coisa maravilhosa conhecer uma nova cultura, novas pessoas, uma nova língua..
Parabéns à Renata Kohn por toda essa experiência maravilhosa de vida e também à toda equipe EEMAK- unidos pelo conhecimento!!
Estarei sempre por aqui, e desde já aguardo as próximas edições.
Um grande abraço a todos!!!

Expresso Cultura! disse...

Parabéns o post de vocês está muito bom *-* é importante trazer dicas que possam ajudar-nos a fazer a escolha certa!

Unknown disse...

Gente adorei o blog de vocês muito bom, e o vídeo com a entrevista é excelente servirá de grande ajuda para nós, um abração pra vocês e boa sorte! :*

Unknown disse...

Gostei muito do texto, trouxe várias informações, muito bom.

Unknown disse...

Achei a entrevistada muito simpática e comunicativa!
olha estou adorando o espaço aqui, e gostaria de dizer que este aqui não é um blog de muleques, mas é um blog de garotos responsáveis e que sabem como correr atrás de um bom conteúdo!
acredite, continue sempre melhorando, tava faltando um blog assim voltado ao conhecimento!

Unknown disse...

Gostei muito, o podCast ficou muito legal também, muitas informações que irão ajudar as pessoas que tem interesse nessa área que é o intercâmbio, meu parabéns pessoal, continuem assim, estou na torcida! Beijos! E boa sorte!

• Giih Minato disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
• Giih Minato disse...

Oiii gente.. ameeei o blog de vcs!
Acho que a iniciativa de vcs ajuda muitos jovens que estão iniciando sua carreira profissional, que é a escolha de sua profissão.
Parabéns, estou na torcida por vcs..
beijão ;)

Unknown disse...

Para não dizer que não apareci aqui comentando...
O correto é: Estudar no exterior - por que? quando? onde?
;-)

Anônimo disse...

Gostaria de saber se compensa fazer um Curso Superior em uma Universidade Japonesa. Quem puder me informar sobre as condições de estudo de estrangeiros no Japão, por favor me contate. andrey_r_94@hotmail.com

David A. Bernardino disse...

Estive em Londres estudando por 1 ano, fiz um curso de Inglês e outro de Bussines, foi uma experiencia que abriu portas para o mercado de trabalho no Brasil. Pretendo voltar para fazer mais um curso ou até uma universidade.
Tive total apoio e suporte da agência ICGroup.
Segue contatos
www.icg-education.co.uk
Fone; (011) 4592-7289
E-mail para contato
info@icg-education.co.uk
Twitter
@ICGroupbrasil

Anônimo disse...

tem toda a razão

Unknown disse...

Realmente acho que estudar fora do país é a melhor opção para quem quer se desenvolver cuturalmente e profissionalmente.
O que vocês disse sobre "As diferenças culturais são mais do que apenas diferenças de língua, alimentação, aparência e hábitos pessoais. A cultura de uma pessoa reflete percepções muito profundas, crenças e valores que influenciam o seu modo de vida e da maneira que ele / ela vê o mundo" é muito real.
Nós somos aquilo que vivemos e o que apredemos com a experiencia das outras pessoas.

Postar um comentário