Entrevista com Patrícia C. Teodoro

1 - Missão/Objetivo do SENAI.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Estado de Santa Catarina - SENAI/SC é uma entidade integrante do Sistema FIESC. Foi criado em 1954 com o objetivo de formar e aperfeiçoar profissionais para o setor industrial. Inicialmente as atividades constituíram-se, basicamente, na escolarização de trabalhadores através de aprendizagem industrial. Nos anos 90, as inovações tecnológicas demandaram ao SENAI/SC novos desafios nas áreas de Educação Profissional e do desenvolvimento tecnológico. Hoje, os investimentos se direcionam prioritariamente para tecnologia de ponta, no atendimento das empresas e a comunidade através de atividades relacionadas à educação profissional e serviços técnicos e tecnológicos.

O SENAI-SC atua nas Áreas de Educação e Serviços Técnicos e Tecnológicos.

Os principais clientes do SENAI/SC são as indústrias em geral, sindicatos, instituições públicas e privadas, alunos de cursos e treinamentos.

A atuação do SENAI/SC está voltada para o setor secundário da economia, nos seguintes Setores industriais: Alimentos, Automotiva, Eletrometalmecânica, Eletrônica, Automação e Informática, Madeira e Mobiliário, Papel e Celulose, Couro e Calçados, Têxtil e Vestuário, Cerâmica, Pesca e Construção Naval, Construção Civil e Materiais.


MISSÃO: Elevar a competitividade do setor industrial, desenvolvendo competências por meio da Educação Profissional e Serviços Técnicos e Tecnológicos, comprometidos com a inovação e o crescimento sustentável do país.

2 - O que comprova a eficiência e qualidade de educação do SENAI?

Desde sua criação o SENAI/SC já qualificou mais de 1.000.000 de trabalhadores, equivalente a duas vezes o total de trabalhadores empregados na indústria catarinense.

Conforme pesquisas da instituição, 91% dos concluintes de cursos técnicos e 93% dos que se formam em cursos superiores de tecnologia garantem um emprego até o final do curso ou alguns meses após a formatura.


3 - Conselho de um coordenador para os alunos que buscam uma qualificação profissional de qualidade.

Conselho: além de escolher uma profissão que o jovem acredite que tenha haver com sua personalidade e seu gosto pessoal é interessante sempre pesquisar o mercado de trabalho principalmente da região que está inserido. Buscar saber quais são as principais vagas de empregos ofertadas, quais mercados ainda são novos e por isso não possuem muita mão de obra qualificada. Pesquise, leia e se informe! Hoje existem muitas profissões que os jovens não ouviram falar, mas que são e continuarão sendo altamente requisitadas.

A concorrência é grande então procure começar a se qualificar o quanto antes, se possível quando ainda estiver fazendo seu Ensino Médio. Não deixar para apenas depois de formado pensar que caminho seguir. Um curso básico de informática ou de inglês infelizmente não é diferencial, é praticamente pré-requisito com a quantidade de jovens sem emprego hoje em dia. Tenha foco em suas escolhas, pense sempre o que o curso que você quer fazer irá agregar ao seu futuro profissional. Procure ter um diferencial e desenvolver o mesmo através de cursos.

Procure uma instituição idônea que possa ofertar cursos de qualidade e que seja reconhecida pela sociedade e pela industria da região.

4 - Falando sobre o Curso de Moda. Qual sua modalidade?

Na área Têxtil/Vestuário o SENAI/SC oferece cursos em todos os níveis: Qualificações Profissionais, Aprendizagem Industrial, Técnicos e Superiores. Possuímos Unidades que são pólo nessas áreas, sendo elas em Criciúma, Blumenau e Rio do Sul.

Em Criciúma temos os seguintes cursos nessa área:

- Superior de Tecnologia em Design de Moda

- Aprendizagem Industrial em Confeccionador em Moldes de Roupas (inscrições abertas até dezembro, gratuito)

- Aprendizagem Industrial em Desenhista de Produto de Moda (inscrições abertas até dezembro, gratuito)

- Técnico em Vestuário (inscrições abertas até dia 22/01/2010)



5 - A População em geral busca esse tipo de qualificação?

A população busca esse tipo de qualificação em todos os níveis, desde uma qualificação básica para aprender a fazer um molde ou costurar, até o superior ou uma pós graduação. Na região a busca ainda é em sua maioria feita por mulheres, mas essa situação vem mudando. Em grandes centros como Blumenau não se consegue fazer mais essa distinção por sexo uma vez que muitos homens se identificam por essa área.

A procura por pessoas qualificadas tem crescido e muitas facções não conseguem achar pessoas aptas a trabalhar na área. Aqui em Tubarão, por exemplo, a Associação dos Confeccionistas de Tubarão (ACT) resolveu se unir e proporciona a comunidade cursos gratuitos na área de costura industrial para pessoas de baixa renda que buscam se qualificar e conseguir um emprego.

6 - As empresas dão preferência a Alunos do SENAI pela qualidade. Que a relação que existe entre Empresa, Escola e Aluno?

Bom, como a missão do SENAI/SC é fomentar a Indústria, a relação entre os dois é bem estreita. O aluno que faz a modalidade de Aprendizagem Industrial pode vir a ser contratado como menor aprendiz. Para se ter noção do tamanho da indústria têxtil na região, só na região da AMUREL temos cerca de 380 empresas da área de fabricação têxtil que empregam quase 5 mil colaboradores. Na região da AMREC são quase 740 empresas que empregam mais de 10 mil colaboradores

7 - Informações sobre o curso de moda.
Maiores informações : WWW.CONHECIMENTOAMAIS.COM.BR

SENAIsc Unidade Tubarão - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Santa Catarina
Av. Marcolino Martins Cabral, 184 - Centro - CEP: 88701-030 - Tubarão, Tubarão / SC - Brasil.
Fone: (48) 3621-5602

0 comentários:

Postar um comentário