Quando crescer quero ser...

Decisões
Nossa vida se constrói a partir de escolhas. Escolhemos roupas, cores, amigos e companheiros. Ao fazermos essas escolhas, é importante considerar e levar a sério as conseqüências. A responsabilidade deve-se fazer presente nesses momentos decisivos. Ao concluirmos o Ensino Médio para ingressar no ensino superior, não raro, surge a questão: “Que profissão escolher?”.

Nesse momento, é importante, analisarmos o conceito de profissão. O Dicionário da Língua Portuguesa Michaelis, define profissão como “Ocupação que requer conhecimentos especiais, da qual se pode tirar os meios de subsistência; ofício; carreira profissional.” De acordo com o significado, profissão é a ocupação secular que vai lhe gerar os meios de sustento. Escolher uma profissão é algo seriamente importante e envolve vários fatores, que muitas vezes, passam despercebidos por muitos jovens.

Por isso, é necessário que consideremos alguns pontos: o que levar em conta, a quem solicitar ajuda, quais os meios de buscar a formação e, também, os pontos positivos e os negativos da profissão desejada.

É importante perguntar-se:
- Porque quero esta profissão?
- Por status?
- Por remuneração?
- Por afinidade?
- O Mercado de trabalho necessita/busca profissionais nessa área?

Considere a opinião de profissionais da área que você pretende seguir. Para ajudar, gravamos um PodCast com a participação de uma professora, que nos conta como ela escolheu sua profissão, e dá conselhos para que você pode fazer o mesmo. Tire proveito de projetos que possibilitem conhecer a profissão que lhe chame atenção. Um exemplo é o programa “Aluno Ouvinte” onde algumas universidades oferecem oportunidades para estudantes freqüentarem algumas aulas e conhecerem os cursos disponíveis.

Continue sua análise! Pense da seguinte forma: ter um dom não significa, necessariamente, que você seguirá tal carreira. Na hora de escolher sua profissão, pense em algo que você goste e faça bem. Analise sinceramente, os prós e os contras da profissão desejada. Seguir sua vocação possibilitará aprender os conteúdos sem que se tornem cansativos. Conheça, e faça uso de testes vocacionais que muitas vezes ajudam na hora de decidir que rumo profissional seguir. CLIQUE PARA FAZER O TESTE VOCACIONAL

Não se deixe levar pelo raciocínio de que determinada profissão não lhe dará um futuro certo. Você terá satisfação se fizer o que gosta! Mas ao mesmo tempo, seja racional, não permita que suas emoções falem mais alto que a razão.

Após cogitar algumas possibilidades, pense no seguinte: “O que eu escolho hoje, poderá resultar em benefícios ou conseqüências amanhã.”


Créditos das Imagens:
Decisões - Thoights Digest
Pensador - Blog do Sall

Ouça nosso PodCast!



Créditos Musicais:
Linkin Park - New Divide
Metalica - Orion
Dream Theater - Ytse Jam

27 comentários:

Felícia Mendes disse...

Muito bom o post e o podcast com a professora Fran, gostei bastante, parabéns. Ah e muito obg pela citação no podcast ^^

Beijos ;*

Donizete da Rosa Júnior disse...

Legal o blog de vcs. Também quermos amisades. Então já iremos ser amigos ^^. Boa sorte. ( E BONS POSTS ^^ )

Babi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Babi disse...

Eu adorei a idéia do Podcast, desejo muita boa sorte para vocês em nome de toda a equipe Dois Piracópolis.

Beijos.

Babi.

Anônimo disse...

O bom é quando a profissão escolhe agente e percebemos q é isso que queriamos...
Mas a escolha da profissão quando se tá no ensino médio é bem complicado mesmo.

Ana K. disse...

Achei muito legal o podcast, muito interessante ;D, um salve aew pra gelera do EEMAK =P
boa sorte pra vcs
;*

Diego disse...

Acho que a satisfação profissional é tudo. Se o cara gosta do que faz, não importa qual seja a profissão, ele vai se dar bem, independente do status. Alias, o status é o que menos importa.

Descordo com o que a professora diz, quando ela fala que o bom profissinal é aquele que gosta do que faz. Existem muitos profissionais que são destaques, tem boa produtividade, mas são tremendos frustrados. Isso se ve bastante na area do direito, medicina e administração.

Sou físico, ganho uma miséria, mas amo o que faço!

Elígia disse...

maraaaaaaaaaaaaa..
adorei meu estagiario preferido..;P

parabens!!!!

Edu disse...

Ótimo Poadcast! Realmente o que todo jovem sem uma meta precisa ouvir... Parabéns galera!

www.pagosparavadiar.wordpress.com

Anônimo disse...

Acima de tudo, satisfação pessoal, fazer o que realmente deseja. Tranquei duas faculdades, sou formado em duas e ainda não sei se estou no caminho certo. A vida é cheia de escolhas e realmente a escolha de profissão é uma das mais difíceis. A ordem é manter a calma e procurar o que deseja, sem muitas influências.

Parabéns pelo post!

Unknown disse...

E ainda tem uma voz bonita.Vou me mudar para Gravatal!!!!!!!!!!!!!!!!

MaJa Group disse...

Muito boa a idéia do podcast!
A ajuda profissional na escolhe de uma carreira, sempre será muito importante. o Trablho de vocês foi muito bem Bolado.
Boa sorte e bom final de semana a toda equipe.

Anônimo disse...

sou stefan do blog loading4, muito boa idéia do podcast, parabéns e boa sorte

Unknown Blogueira disse...

O podcast ficou excelente. Prestei atenção na fala de todos, hehe.
Poxa, contar com a participação de uma professora é muito bom. :)
Sinceramente? Trabalhar no que você gosta é ótimo, mas cada dia que passa creio que fique mais complicado, pois há tempos que o trabalho deixou de ser uma fonte apenas de prazer, é necessidade também.
Às vezes o financeiro fala mais alto, mas acho que dá para ir para outro campo que abrigue algo semelhante ao que você gostaria de fazer.

Ps: Esse Felipe tem a voz bonita, heim. :$
Confesso que voltei o podcast para ouvi-la de novo. hehe

hyasmin disse...

Baaah, otimo tema!
adorei...

Rafaela disse...

-gostei do post, muito legal!

boa sorte pra vocês ae!

Marcos D. disse...

Olá novamente, pra quem não sabe sou o representante do Jornal da Hora 101!
Obrigado pela citação do meu comentário no PodCast!

Ficou muito legal! :D

Equipe Interpessoal disse...

Olá equipe, muito bom o trabalho de vocês. Estou aqui para retribuir o carinho que vocês tiveram com nosso blog. Obrigado.
E, aproveitar para dizer-lhes que já publicamos nosso post sobre o tema :D
Atenciosamente, equipe Interpessoal.

Letícia..prof disse...

Realmente, ter autonomia para decidir que profissão escolher não é privilégios de muitos... Sempre encontramos os que por vários motivos não conseguem decidir que rumo profissional devem se inserir e para esses, este blog pode ajudar a não terem pressa de eleger seu curso profissional e nem se precipitarem na hora da escolha de um deles. Leiam, pesquisem e pense, pois é uma decisão que pode ocupar toda uma vida...=)

Advogado disse...

Considerações sobre o Podcast:

1) Abertura ficou muito aquém da qualidade do podcast.

2) A parte de abertura ficou longa, poderia ficar mais curta e objetiva.

3) Os membros do podcast poderiam se "soltar" mais e ter a edição melhorada.

No geral ficou bom, destaque para voz simpática do Rafael e a firmeza da entrevista nas suas falas.

Ficou um programa decente.

As críticas que fiz devem ser levadas em conta ao nível profissional.


grande abraço!

Lucemberg disse...

ótimo post equipe.
há um ano curso direito e antes de escolher direito foi um dilema danado, e a pouca informação fez com que minha escolha fosse em parte um tiro no escuro, mas ainda bem que o curso é legal e tá dando tudo certo.

agradeço a vista no atentos já e sucesso equipe

Anderson Moreira disse...

Bom, eu escolhi fazer a faculdade de Publicidade e Propaganda, que no fundo, é uma das áreas que tenho mais habilidades, por exemplo, eu durante minha infância, tinha muita habilidade para o desenho, hoje tenho para a música, para escrever textos também sou bastante convocado, tenho experiência quando as "Medias Sociais" (como é dito ultimamente), tenho muitos familiares ni meio da Propaganda e do Marketing, ou seja, apesar de vc (ou vcs) no Post dizerem que não devo levar minha aptidão em 1° plano, acho que é realmente o mais indicado para mim, apesar de já terem me dito, que devo tentar música, artes, Ciências da Computação, Português, Inglês, Geografia, História entre outros..

Creio que Publicidade e Propaganda seja minha verdadeira área, é algo que eu gosto, assino os Feeds de uns 50 Blog sobre o assunto, envolve várias das minhas habilidades, ou seja, um casamento quase que perfeito... Ah, e já consultei 2 faculdades onde achei o curso muito bom! ;)

--
Anderson Moreira.

opasquim disse...

sOUDO BLOG O PASQUIM E GOSTEI BASTANTE DO BLOG DE VCS TAMBEM ACHEI INTERESSANTE

Cris disse...

Gennnnnteeeee vcs estão feras heimmm???? ehhehe
A mãe ficou orgulhosa pelo trabalho que desempenharam :) e Eu...gostei muito do podcast... Acredito, que realmente, gostar do que se faz é o primeiro passo para se adquirir o sucesso profissional!!!!
Bjaooooo pra vcs, obrigada pelo agradecimento e precisando... Estamos aí...

Anônimo disse...

Opa! Aqui é a Amanda representando a Equipe Opala! Adorei o post e obrigada pela força, concordo que esse concurso é uma grande chance de novas amizades! Parabéns e boa sorte.

Unknown disse...

gostei muito do post acho que isso ajuda muita gente a decidir uma profissão! estão de Parabéns :D
beijão ;*

Gabys disse...

Parabéns pelo projeto galera!!!
Acabei de fazer o teste vocacional e descobrir q não tenho nada a ver com minha profissão, sou uma sonhadora num ramo de mercenários kkkk
Brincadeira! Adorei o teste, é importante olhar pra si criticamente em relação à profissão escolhida!
Abraços

Postar um comentário