Filho de peixe, peixinho é?

Salve pessoal! Ontem toda a galera se reuniu para definir sobre o que seria falado (ou escrito tanto faz) a respeito do último tema lançado. O mais legal é que descobrimos que nenhum de nós deseja seguir a profissão de nossos pais... Mas então, como falar sobre esse tema tão importante? O papo foi legal,conversamos, descobrimos várias coisas um do outro e chegamos a várias conclusões que mencionaremos aqui no post. Portanto, se você não faz idéia do que levar em conta, se você não tem noção, ou nem pensou ainda, se vai ou não seguir a profissão de seus pais, seja bem vindo, esse post é para você!

Antes de mais nada, a Equipe EEMAK gostaria de agradecer a todos pelos comentários, por escutar os PodCasts, por assistir as nossas entrevistas, por ler os nossos posts por interagir conosco no Orkut, no Twitter, enfim, muito obrigado a todos que visitaram o blog.

Pra quem não escutou o 4° PodCast (erroneamente achamos que seria o último tema), mandamos vários agradecimentos e parabenizações que gostaríamos de relembrar aqui.

Começando pela equipe do colégio Antônio Knabben, os professores, coordenadores e administradores que fizeram o possível e o impossível para ver seus alunos participando frente a frente com escolas de toda Santa Catarina. Nosso muito obrigado!

Parabenizar a Revista Its e o SENAI pois tomaram uma ótima iniciativa, incentivando jovens e adolescentes a participar de um concurso que estimula a produção textual, a formação critica, a capacidade de opinar e defender teses e de disseminar conteúdo de qualidade e ajuda pela internet. Parabéns!

Mas, vamos ao que interessa!

Não é difícil ouvir falar de médico pai, e médico filho, carpinteiro pai, carpinteiro filho e vários outros exemplos. Porque alguns filhos decidem seguir a profissão de seus pais? É vantajoso? É mais fácil de ingressar no mercado de trabalho?

Esse tema é super interessante, pois faz uma alusão aos três primeiros temas. Você decide que a profissão que vai seguir é a mesma que seus pais e tendo a mesma profissão, fica mais fácil, pois por trabalhar com eles, você não enfrenta dificuldade para entrar no mercado de trabalho e não precisa se incomodar com entrevistas de emprego. Dependendo de pessoa para pessoa, por ter um pai que é super experiente na mesma área que você, talvez nem seja necessário ir buscar formação em outros países.

Mas aí é que entra a racionalidade. Por exemplo, a estudante do 4º semestre de Fisioterapia, Cristiane Schmitt, 23 anos, diz que por mais que as facilidades de seguir a mesma profissão de seus pais sejam encantadoras, você não deve se basear somente nisso. "Leve em conta suas aptidões. Se você gosta do que faz, admira o trabalho que seus pais fazem na mesma área e acredita que dará certo, vá em frente!" disse ela.

Por isso, vamos considerar alguns prós e contras que existem... Lembrando que cada caso é um caso, e as considerações variam de pessoa para pessoa.

Pró – Por seguir a mesma profissão de seus pais, você terá mais facilidade em exercer a profissão, pois sempre que tiver uma dúvida você terá alguém ao lado para lhe orientar.

Contra – Alguns filhos, concluem sua capacitação, e logo montam um empreendimento concorrente com seus pais.

Pró – Você tem certa facilidade para entrar no mercado de trabalho. Se não puder trabalhar com seu pai, ele dará um jeito de conseguir com um amigo dele, que conhece um primo, e o primo tem um amigo, enfim, seus pais lhe ajudarão a ter um emprego na sua área.

Contra – Alguns, talvez para agradar os pais, ou por não estarem preparados para tomar uma decisão sozinhos, acabam se deixando levar pela pressão, e porventura, possivelmente, quem sabe, venham a ser considerados como sem criatividade ou capacidade de escolha/decisão própria.

Pró – Por seguir a carreira de seus pais, manterá um nome que eles criaram, talvez vindo de gerações, e mantendo uma tradição familiar.

Vejam só. São aspectos corriqueiros talvez até meio sem sentido, mas acredite, pensar em prós e contras é de extrema importância!

A psicóloga Luciana Pereira diz que "ainda há pais que, por quererem proteger seus filhos, fazem pressão para que os estudantes escolham determinadas profissões. Mas nem sempre o que foi bom para o pai será bom para o filho." Por isso, não ceda a pressão de seus pais antes de analisar cuidadosamente todos os aspectos envolvidos. PARA SABER MAIS SOBRE COMO DECIDIR QUE PROFISSÃO SEGUIR CLIQUE AQUI.

É isso aí pessoal, visitem alguns dos links sugeridos e fiquem por dentro desse assunto. Nós vamos ficando por aqui, os comentários são por conta de vocês! Grande abraço, até mais!

Sugestões da Equipe EEEMAK
Livro: O Adolescente e a Escolha da Profissão por Gisela M. Pires Castanho
> Ler Resenha

Matéria: Hereditariedade Profissional por Melissa Cerozzi
Seguir a mesma carreira de um parente é uma atitude cada vez mais comum e que ajuda a fortalecer o elo familiar...
> Ler na íntegra

Matéria: Vale a pena seguir a profissão dos Pais?
A hora da escolha da profissão é cheia de dúvidas e questionamentos. Afinal, os adolescentes ainda são novos para decidir o que vão estudar na universidade e que carreira seguir...
> Ler na íntegra

Matéria: Opinião da psicóloga Lucia Pereira
O Jovem precisa se conhecer diz psicóloga...
> Ler na íntegra

Matéria: Seguir a profissão dos pais pode ser boa escolha
Um professor dentro de casa e uma mãozinha amiga na hora de abrir o caminho do mercado de trabalho. Quem não adoraria? Apesar das vantagens, a decisão de seguir a mesma profissão do pai ou da mãe...
> Ler na íntegra

4 comentários:

esleyturnes disse...

Boa sorte pra vocês! A equipe mais educada que eu vi nesse concurso ^^

Anônimo disse...

Muito boa sorte, pessoal! Gostaria de agradecer os comentários e dizer que vocês fizeram um belíssimo trabalho aqui no blog! A idéia de fazer podcast também foi muito interessante e única no concurso. Ah sim, concordo plenamente com a Ésley, vocês foram a equipq mais educada que vi também. ^^ Abraços e boa sorte mais uma vez nos resultados!!!

Rodrigo Schapieski e Claudio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabi disse...

Adorei o post.
to pensando mesmo em ser seguir a carreira do meu pai.. mas sei lá.. vou arriscar. Vou fazer advocacia, estágio eu já achei.. hehe
O blog ficou mto bom, parabéns.
beijoos

Postar um comentário